As dobraduras são conhecidas como Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.).
Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil grous de origami (Tsuru, "grou") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.
A importância das dobraduras na Educação Infantil
Através desta divertida técnica é possível desenvolver áreas como:
- Domínio das expressão plástica: através da manipulação do papel;
- Dominio da linguagem oral e abordagem à escrita, nomeadamente o dominio da matemática: onde se introduz novos conceitos geométricos, uma vez que cada dobra que é feita pode originar novo conceito geométrico. Aqui elas são capazes de interiozar mais facilmente e espontaneamente estes conceitos e outros como: comparar tamanhos, comprimentos, áreas e capacidades;
- Domínio da expressão musical: através da criação, um dos cinco eixos (escutar, cantar, dançar, tocar e criar) fundamentais na educação musical.
- Domínio da Expressão Dramática: forma de apropriação das situações sociais. Pode-se idealizar histórias reais, criando situações de expressão verbal e não-verbal, onde o fim da dobragem deverá coincidir com o fim da história;
- Dominio da linguagem oral e abordagem à escrita: é sabido que a educação formal tem a tarefa importante de desenvolver a oralidade e a escrita. Através da música, da dramatização fomenta-se o diálogo e o interesse na comunicação onde começa a surgir um progressivo domínio da linguagem através do caracter lúdico do origami. Numa situação prática isto traduz-se ilustrando palavras aprendidas de livros e de canções, conjugando o desenho, a pintura e a colagem.
- É também importante noutras etapas do desenvolvimento: estimuladora do esquema corporal, da motricidade fina, da coordenação viso-motora, da discriminação visual e auditiva e ainda da percepção táctil.
Chapéu
Estrela
Gravata
Pato
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