terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A importância das brincadeiras na Educação Infantil

  A importância das brincadeiras na Educação Infantil

    A importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. 
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
Brincar, segundo o dicionário Aurélio, é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas. É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Brincar

Brincar, como é bom brincar

Toda criança precisa brincar e se sujar, para assim vivenciar experiências únicas que estimulem a criatividade e o crescimento e também o contato com os elementos da natureza, sem tempo, sem vigilância e sem qualquer intencionalidade observada ou imposta pelos adultos.
  A cabecinha dos pequenos é um mundo à parte, tão fértil de ideias e imaginação que, muitas vezes, não é preciso haver um brinquedo para começar a diversão. Achar uma simples pedrinha ou descobrir animais de nuvens no céu rendem horas e horas de entretenimento para eles.




sábado, 30 de novembro de 2013

Ilustração das Brincadeiras


Brincadeiras de Roda


Jogar Pião

       
Soltar Pipa

Bolinhas de Gude

Amarelinha

Corrida


Pular corda









Fábulas

Jogar Bola

Telefone sem fio

Esconde-Esconde

Pega-Pega

Caçador com Bola


Corrida no Saco



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Associando Brincadeiras com Educação





jogos/sucata

Boliche com garrafas pet.

Possibilidades: Trabalhar quantidades, cores, conceitos de mais, menos, igual.





Jogo da memoria com caixas de sabão em pó.

Objetivo: Associar numero e quantidade.




Cineminha
Confeccionado com: caixa de sanduicheira, rolos de papel aluminio, tampinhas de refrigerante e 2 embalagens de tintol, que usei para fazer os suportes dos rolos.

Utilizo para: introduzir um assunto e contar histórias. Essa imagem, por exemplo, faz parte de uma história com as vogais.




CAI CAI - FEITO COM CANUDO E TAMPINHA DE GARRAFA



ACERTE AS ARGOLAS



BILBOQUÊ